• 282 425 976
  • clinicacoracaoalgarve@sapo.pt

Exames

Exames complementares de diagnóstico

Os exames abaixo indicados são possíveis de efetuar no nosso consultório. Caso deseje efetuar algum deles poderá aproveitar a possibilidade de fazer a respetiva marcação em:

O que é um ecocardiograma?

Um ecocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que se baseia na utilização de ultra-sons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos que lhe estão próximos.

Os ultra-sons emitidos pelo ecógrafo são refletidos de forma diferente pelas várias estruturas cardíacas, permitindo criar imagens que são visualizadas num monitor.

O ecocardiograma utiliza-se para estudar alterações cardíacas morfológicas e funcionais.

O que é e como é realizado um ecocardiograma transforácico em repouso?

O ecocardiograma transforácico é realizado com o paciente deitado sobre o lado esquerdo, despido da cintura para cima.

É aplicado um gel transparente no peito, ligeiramente sobre o lado esquerdo, no local onde depois é colocado o transdutor do ecógrafo. Este transdutor emite ultra-sons e capta os reflectidos pelas várias estruturas que o feixe atravessa, traduzindo-oos em imagens que ficam patentes no monitor do ecógrafo.

Simultaneamente ao ecocardiograma pode também ser realizado um electrocadiograma, exame que regista a actividade eléctrica do coração, permitindo relaciná-la com a informação do ecocardiograma. Neste caso serão também colocados no peito, ou nas costas, os eléctrodos necessários. Durante a realização do ecocardiograma transforácico em repouso o transdutor é movimentado sobre a parede torácica, podendo ser necessário realizar alguma pressão; pode também ser pedido ao paciente que mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos.

Quanto tempo demora?

A realização de um ecocardiograma transforácico tem uma duração variável; pode considerar-se uma variação mínima e máxima de cerca de 15 minutos e de uma hora, respetivamente.

É necessário alguma preparação?

A realização de um ecocardiograma transforácico em repouso não requer qualquer preparação.
Serão facultadas quando da marcação do exame todas as informações necessárias ( em mão, correio eletrónico, correio normal ou por fax).

Existem efeitos secundários, riscos ou complicações associados à realização de um ecocardiograma transforácico em repouso?
O ecocardiograma transforácico em repouso não tem efeitos secundários, riscos ou complicações

O que é e para que serve?
Para realizar a sua função, o coração dispõe de um sistema eléctrico que faz com que a contracção das diferentes cavidades cardíacas se dê de forma sequencial, permitindo que o sangue passe das aurículas para os ventrículos e dos ventrículos para os grandes vasos, e faça a sua circulação pelos vários órgãos e sistemas do organismo.
O E.C.G. é um exame rápido, simples, indolor e representa a actividade eléctrica do coração.

É necessária alguma preparação?
Não é necessária qualquer preparação especial.

Como é efectuado?
O E.C.G. corresponde à colocação de eléctrodos à superfície do corpo, em determinadas localizações, para a detecção dos potenciais eléctricos gerados pelo coração.

Quanto tempo demora?
O exame é extremamente rápido durando poucos minutos. O relatório pode ficar disponível imediatamente ou no dia seguinte.

Envolve algum risco?
É um exame completamente seguro, não sendo conhecido qualquer risco. Alguns pacientes podem desenvolver irritações cutâneas mas é raro haver reacções alérgicas mais importantes.

O que é e para que serve?
O Holter é o registo electrocardiográfico contínuo de 24/48 horas, durante as quais são realizadas todas as actividades diárias normais. Tem como objectivo detectar anomalias intermitentes e a correlacionar os seus sintomas com eventuais alterações electrocardiográficas. Após as 24/48 horas deve voltar aos nossos serviços para lhe ser retirado o equipamento.

É necessária alguma preparação?
Deve apenas levar roupas largas de preferência com botões à frente,
o que facilitará a aplicação do equipamento assim como também o seu transporte.

Como é efectuado?
São colocados uns eléctrodos no tórax do utente, que se ligam a um pequeno aparelho de registo do ritmo cardíaco, que é transportado numa pequena bolsa a penduro no pescoço. Durante o tempo de realização do exame, a pessoa não poderá tomar banho ou molhar-se, pelo que deverá fazê-lo antes de iniciar o exame. Com excepção deste facto, a pessoa deverá proceder a toda a sua actividade normal do dia-a-dia.

Quanto tempo demora?
Demora aproximadamente 10 a 15 minutos a aplicação do equipamento e 5 minutos a removê-lo. O relatório pode ficar disponível no dia seguinte ou demorar alguns dias.

Envolve algum risco?
É um exame completamente seguro, sem qualquer risco. Alguns pacientes são sensíveis ao adesivo dos eléctrodos mas não habitual haver reacções alérgicas importantes.

O que é e para que serve?
O M.A.P.A. é o registo de 24 horas da pressão arterial, nas circunstâncias da vida normal e durante o sono. Destina-se a verificar se é hipertenso ou se a terapêutica é suficiente ou adequada. Pode também ser útil para correlacionar os seus sintomas com eventuais alterações da pressão arterial. Após as 24 horas deve voltar ao serviço de cardiologia para lhe ser retirado o equipamento.

É necessária alguma preparação?
Deve apenas levar roupas largas de preferência com botões à frente,
o que facilitará a aplicação do equipamento assim como também o seu transporte.

Como é efectuado?
A MAPA corresponde à colocação de uma braçadeira semelhante à utilizada para a determinação da tensão arterial que é ligada a um aparelho programado para fazer as medições e que funciona como registador dos valores medidos. Durante o tempo de realização do exame, a pessoa não poderá tomar banho ou molhar-se, pelo que deverá fazê-lo antes de iniciar o exame.

Quanto tempo demora?
Demora aproximadamente 10 a 15 minutos a aplicação do equipamento e 5 minutos a removê-lo. O relatório pode ficar disponível no dia seguinte ou demorar alguns dias.

Envolve algum risco?
É um exame completamente seguro, sem qualquer risco.

O que é e para que serve?
Este exame destina-se a submeter o coração ao stress do exercício de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso, como é o caso da doença das artérias coronárias (angina do peito).

Como é efectuado?
A prova de esforço é realizada em tapete rolante e permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço, através de um registo electrocardiográfico contínuo acompanhado de medições repetidas da pressão arterial.
Para obter o registo electrocardiográfico são colocados no peito despido eléctrodos adesivos ligados a um registador. As medições da pressão arterial são realizadas por uma braçadeira ligada a um registador.
O exame inicia-se com uma marcha lenta para uma melhor adaptação ao tapete e de 3 em 3 minutos, dá-se um aumento da velocidade e inclinação segundo um protocolo programado.

A duração total da prova de esforço em tapete rolante difere de pessoa para pessoa.

É necessária alguma preparação?

  • Não deve realizar o exame em jejum, nem após uma refeição;
  • Trazer roupa e calçado apropriado ao exercício;
  • Os diabéticos, especialmente os que tomam insulina, poderão necessitar de instruções especiais do seu médico assistente;
  • Poderá haver necessidade de suspender alguns medicamentos 1-2 dias antes do exame; Pergunte ao seu médico assistente se deve interromper algum;
  • Trazer o nome da medicação que se encontra a fazer;
  • Trazer alguma Prova de esforço que já tenha efectuado;

Quanto tempo demora?
O exame termina quando são atingidos os objectivos pretendidos ou aparecerem alterações que determinem a sua interrupção. O relatório é entregue uns minutos após a realização do exame.

Envolve algum risco?
Existe um conjunto de contra-indicações para a realização da prova de esforço, sendo assim antes da realização da mesma é confirmada a inexistência destas. Como precaução, estão disponíveis meios médicos para tratar eventuais complicações.

O registador de eventos é um método de estudo da atividade do coração, destinado a avaliar sintomas esporádicos, tais como:

  • Palpitações – sensação de batimentos cardíacos esporádicos ou sucessivos, falhas ou acelerações.
  • Desmaios – perda de conhecimento total ou parcial, tonturas fortes.
  • Dor Precordial – dor, peso ou opressão na face anterior do tórax.

O gravador de eventos cardíacos permite registar o eletrocardiograma durante os episódios sintomáticos, relacionando-os com determinadas alterações do funcionamento do coração.

Um pequeno gravador (ECG-T) ligado à parede do tórax, vigia de forma constante a atividade elétrica do coração durante dias ou semanas. O aparelho é acionado pelo doente através do botão apropriado sempre que seja percetível o sintoma típico, de modo a que fique gravada na memória do dispositivo a atividade elétrica cardíaca imediatamente antes, durante e após o sintoma.

  • Análises de bioquímica
  • Microbiologia 
  • Hematologia
  • Imunologia 
  • Endocrinologia 
  • Laboratorial 
  • Estudo Funcional dos Metabolismos
  • Órgãos e Sistemas
 

Marque o seu Exame

Horário

Segunda a Sexta-feira
9H - 20H
Sábado
Encerrado
Domingo
Encerrado